A pandemia marcou a tendência do crescimento do comércio eletrónico. Existindo a possibilidade de vários modelos de negócios de vendas online, o dropshipping é uma excelente escolha sem a necessidade de um sistema de armazenamento ou de stock para venda, oferece um serviço que cuida de toda a logística e envios. Uma forma de economizar custos e acima de tudo de projetar o seu negócio numa plataforma com seguidores.
O dropshipping é um modelo que estabelece uma linha de comércio em canais de comunicação e venda de produtos online, é sem dúvida um modelo de negócio inteligente para os empresários que pretendem iniciar um negócio. Apesar de requer um amplo conhecimento em estratégias de e-commerce, como montagem, manutenção e desenvolvimento de um marketplace, beneficia com a facilidade na gestão das vendas. Apesar da configuração dos canais de distribuição e de ter uma grande economia em não ser necessário possuir stock, a garantia que o negócio tenha retorno garantido não é absoluto, até porque existem comissões que são cobradas pela plataforma de dropshipping.
Publicite o seu negócio
Para tornar o seu negócio uma empresa rentável, as informações e os conteúdos não devem ser apenas inovadores , a imagem dos produtos (montra) e a navegação devem ser criativas fase a concorrência ou mesmo pelo prestador de serviço de dropshipping, desde que sejam utilizados as mesmas imagens ou conteúdo semelhante, a exposição nos motores de busca pode ser seriamente afetada devido à duplicação de conteúdo. É por isso que antes de avançar com um negócio deste tipo, aprenda e investigue tudo o que se relaciona com comércio eletrónico e gestão de conteúdos.
Todos os meios são válidos para publicitar; redes sociais, newsletters, websites, etc…
Quando adoptar o modelo dropshipping deve ter em consideração aspectos que contribuem para a diferença, como por exemplo, o preço, deve ser apurado com a margem de lucro e considerando a concorrência para não sair do mercado. Da mesma forma, as questões de compra e reembolso devem ser analisadas em caso de falha do produto, e como aproveitar esta plataforma para desenvolver novos produtos e abrir um negócio independente.
Muitos empresários cometem o erro de adotar esse modelo considerando a grande economia representada por não ter que manter stock ou reduzir despesas de logística e distribuição, mas alugam um local e por vezes, torna-se uma despesa dificil de ser suportada pelo negócio.
Com o início da atividade profissional deve estar informado nos passos necessários ao cumprimento de todas as obrigações fiscais como tal a escolha de um contabilista com experiência em vendas online é fundamental.
Sem dúvida que o dropshipping é um importante veículo para, numa primeira fase, ganhar experiência e aprender sobre este mundo do comércio eletrónico, sem os tais investimentos iniciais que outro tipo de modelo de negócio acarretaria. Independentemente de ser ou não esse o caminho que irá escolher para um investimento de longo prazo.
Citação Chloë Thomas, eCommerce Marketing Problem Solver & Founder
“O dropshipping é geralmente considerado uma maneira rápida e fácil de começar nas vendas online, e oferece muitos benefícios – não ter que pagar antecipadamente pelo stock, nem ter que lidar com os envios são dois grandes benefícios! Mas, como estratégia de longo prazo, pode tornar-se num impedimento real ao crescimento. As empresas de retalho com mais sucesso são aquelas que criam um forte relacionamento com o cliente. Esse relacionamento é baseado numa ótima história, ótima comunicação e ótimo atendimento ao cliente. Quando baseia o seu negócio no dropshipping, cede o controlo do serviço ao cliente, colocando outra pessoa no controlo da parte crucial do processo – levar o produto até ao cliente.
No entanto, nas circunstâncias certas, pode funcionar muito bem. Algumas empresas que fornecem serviços de dropshipping fazem um trabalho incrível, cuidam bem dos seus clientes e fornecem os dados necessários para se comunicar de maneira eficaz com eles, para que obtenha todos os benefícios do dropshipping E também forneça um ótimo serviço ao cliente.
Para empresas que já operam sem dropshipping, o dropshipping pode oferecer uma maneira económica e de baixo risco de expandir a sua gama de produtos.”