Quando abandonar uma ideia de negócio?

Detete uma falha no mercado, projete um produto ou um serviço inovador que ofereça uma solução, desenvolva um protótipo, faça os primeiros testes com os clientes, ouça as suas opiniões e faça os ajustes necessários. Retorne ao mercado quantas vezes forem necessárias até que a proposta perfeita seja alcançada.

Um dos desafios de uma estratégia de negócio é que, às vezes, não sabemos quando parar. Ou seja, quando tomamos a decisão de abandonar uma ideia de negócio, porque é claro que, não importa quantas melhorias tenhamos de fazer no modelo, ele simplesmente não funcionará ou não terá potencial para crescer a um nível suficiente para conquistar uma parte interessante do mercado.

Existem quatro maneiras de saber, elas são os seguintes:

1. Confirme a procura do público alvo

Isso não significa apenas interesse, mas a certeza de que um mercado potencial de tamanho  considerável está disposto a comprar seu produto ou serviço e pelo preço certo (ou seja, aquele que estabeleceu num modelo de negócios rentável). Se passaram meses desde o lançamento da sua empresa e não tem nenhuma evidência concreta sobre isso, aqui está um sinal de alarme importante.

2. Medir a força da competição

Um dos erros mais comuns nos empreendedores é minimizar a força da concorrência que opera no mesmo mercado. Se o seu problema é que não consegue captar a atenção de seus consumidores em potencial, talvez seja necessário analisar a quem eles estão comprando e se tem capacidade de melhorar a sua oferta.

3. Procura a opinião de um empreendedor do mesmo setor

Por vezes apaixonamos pelas nossas idéias que achamos difícil aceitar que elas possuam ter problemas ou que sejam mesmo inviáveis. É por isso que é importante em alturas de maiores dificuldades confiar na visão objetiva e racional de alguém que esteja no mesmo sector de negócio e que possa lhe dar uma opinião honesta sobre como proceder.

4. Reveja o investimento necessário

Devido à Internet e à globalização dos mercados, o nível de concorrência aumentou em quase todos os mercados. Significa que, se queremos ganhar uma posição importante, não podemos mais crescer lentamente. Isso não significa apenas desafios, mas também o investimento necessário em áreas como marketing. Analise o que seus concorrentes estão fazendo no mercado e reveja o seu plano de negócios e analise os seus fundos financeiros.

Scroll to Top