Actualmente, existem poucos negócios que estejam num alto nível de competição pela preferência do consumidor.
Portanto, como empresários, temos que ver a inovação como um elemento essencial na estratégia de crescimento, não importa em que fase do seu negócio este esteja.
Se decide sobreviver, não existe escolha, criar algo diferente e se destacar da concorrência não é uma tarefa fácil, especialmente quando, graças à Internet, todos temos acesso à mesma informação. A chave é olhar para além do produto/serviço ou do próprio processo de vendas, e concentrar-se no que o cliente ainda não consegue encontrar para satisfazer um desejo ou necessidade. E estes sim são cinco passos simples, mas eficazes para alcançá-lo.
Faça a pergunta que ninguém ainda fez
Em geral, quando num setor de actividade há muita concorrência todos oferecem mais ou menos o mesmo, porque afinal de contas existe procura suficiente. Por que tentar fazer algo diferente então? A dita oportunidade de negócio é pesquisar exatamente o que você pode oferecer antes de qualquer um como por exemplo em uma variedade de produtos/serviços, design, canais de distribuição, processos de pagamento ou até mesmo em termos de marketing e comunicação.
Siga em frente e saia da zona de conforto
Se quer se diferenciar da concorrência e dar à sua marca uma reputação de inovação, você precisa tomar decisões certas e, às vezes, aumentar o nível de risco . Isso inclui adicionar novos recursos a um produto/serviço sem aumentar o seu preço, criar novas parcerias e explorar novos pontos de venda.
Marketing de concorrência
As pessoas não procuram mais produtos ou serviços que atendam a uma necessidade específica, mas marcas que propõem um novo estilo de vida e as acompanham com conselhos e soluções para o seu dia a dia . Para posicionar a sua marca perante esses consumidores, terá de oferecer conteúdos em um blog que sejam relevantes para eles e, ao mesmo tempo, aproximá-los da sua oferta.
Crie uma comunidade de fãs
Outra opção eficaz contra a concorrência são os clientes fiéis. Não só garantem um valor acrescentado ao seu negócio, mas também a tarefa livre de aconselhar a sua marca através de suas recomendações.
Procure inspiração noutras áreas
Não se concentre apenas no mesmo setor. Amplie a sua visão e procure novos exemplos e ideias em empresas de sucesso em outros mercados, mesmo que pareçam ter pouco a ver com sua atividade.